Irrigantes e assentados do Projeto de Irrigação Curral Novo, no distrito de Fazenda Velha, serão beneficiados com a implantação de mais 20 lotes parcelares de dois hectares cada, destinados aos agricultores familiares.

A ação é da Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Superintendência de Irrigação, que assinou um convênio de R$ 264 mil na sexta-feira (13), no município de Jequié, durante a programação da Seagri Itinerante Mais Alimentos/Bahia.

Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, o convênio vai melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares, “pois a racionalização do uso da água concedida ao distrito possibilitará a abertura de novas áreas de irrigação no projeto, que também já estão sendo solicitadas, aumentando a produção de alimentos e a geração de emprego e renda no município”.

As principais culturas produzidas na área irrigada de Curral Novo são caju, coco, maracujá, banana, manga, cacau, tomate, pimentão, milho, feijão e quiabo.

O convênio contempla 3,2 quilômetros de macrodrenagem, com a aquisição de 20 hidrômetros, a recuperação de 20 caixas de distribuição e a manutenção de infraestrutura de uso em comum, como a correção de vazamentos em reservatórios, estações de bombeamento e pressurização para a área do assentamento.

“Além disso, o aporte dos recursos do convênio garante a recuperação de uma estrutura que já está em funcionamento há nove anos”, explicou o superintendente de Irrigação, Marcello Nunes.

O projeto tem uma área total irrigável de 525,14 hectares, distribuídos em 108 lotes parcelares públicos, particulares e empresariais. Desses, 20% são destinados à agricultura familiar.