Dezessete municípios do baixo sul da Bahia e de outras regiões circunvizinhas participaram nesta quarta-feira (11), em Ituberá, da Seagri Itinerante Mais Alimentos/Bahia, onde mais de 1.500 agricultores familiares puderam conhecer e adquirir máquinas e implementos agrícolas que vão ajudá-los no desenvolvimento da sua produção.

O Mais Alimentos é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), com execução da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda).

O secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, afirmou que, além de levar a tecnologia à região de Ituberá, a caravana cumpre “o importante papel de ouvir os produtores e identificar seus problemas e demandas”. Cada região do estado, disse, tem suas características e aqui estamos identificando as necessidades dos agricultores familiares e vamos solicitar ao MDA a inclusão de novos equipamentos no Mais Alimentos.

A região beneficiada, que envolve os municípios de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Ibirapitanga, Valença, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Ubaitaba, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte, Gandu, Nazaré, Aratuípe, Cayru, Teolândia e Presidente Tancredo Neves, caracteriza-se pela produção de cacau, mandioca, seringueira, dendê, guaraná, especiarias (pimenta-do-reino, cravo-da-índia, pimenta-da-jamaica, urucum, noz moscada), palmáceas (pupunha, coco, açaí, piaçava), fruticultura (cupuaçu, mangostão, rambutão, banana, graviola, mamão), piscicultura, pesca artesanal, apicultura, meliponicultura, horticultura e pecuária.

Para o presidente da Ebda, Emerson Leal, os resultados dessa ação, realizada nos últimos dias em Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, superaram as expectativas em movimento de agricultores e de negócios. “Foram mais de cinco mil agricultores que conheceram oportunidades tecnológicas para suas fazendas e propostas em negócios que superam R$ 15 milhões”, destacou.

A Ebda é a empresa responsável pela mobilização dos agricultores, em parceria com as prefeituras, associações de produtores e outras organizações de classe, bem como pelas inscrições da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), condição para os agricultores poderem fazer financiamento.

Aquisição de veículo utilitário

O agricultor familiar Carmindo da Anunciação Pereira, 43 anos, proprietário da Fazenda São Lourenço, localizada no Tabuleiro da Várzea, município de Valença, foi o primeiro a concretizar financiamento com o Banco do Nordeste em Ituberá.

Ele fez a aquisição de um veículo utilitário pelo Mais Alimentos. “Como produtor de graviola e cacau, esse veículo vai ser importante no transporte de insumos e para a comercialização de frutas in natura e de polpas, que eu mesmo produzo”, observou. O escritório de Valença foi o responsável pela realização do projeto através do engenheiro agrônomo Roberto Lins.