A 22ª edição da Fenagro começa sábado (28) e deve reunir cerca de 300 mil visitantes até o último dia do evento, 6 de dezembro. Durante a semana, o público terá a oportunidade de conferir as principais ações da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em um estande da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (Ebda), que disponibilizará os resultados referentes às suas ações de pesquisas, assistência técnica e extensão rural, voltadas, principalmente, para a agricultura familiar.

As pessoas interessadas em participar das palestras e cursos devem se dirigir ao estande da Empresa, no Parque de Exposições, em Itapuã/Salvador, no horário das 9 às 18h.

De acordo com o presidente da Ebda, Emerson Leal, a Fenagro é uma grande vitrine para apresentar ao público em geral, e particularmente aos agricultores familiares, as atividades realizadas pela empresa. “O público certamente ficará encantado com a apresentação dos nossos trabalhos, pois estão sendo mostrados com criatividade, destacando a missão da Empresa que é promover o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar”.

A Ebda concentra suas ações de pesquisas agropecuárias na geração e adaptação de tecnologias, desenvolvendo estudos nas áreas de melhoramento genético vegetal e animal, manejo do sistema solo-água-planta, biotecnologia, nutrição e manejo animal, pastagem, dentre outros. “Quando o assunto é assistência técnica e extensão rural, o objetivo da empresa é buscar tecnologias ajustadas às condições dos produtores, e isto será destacado na Fenagro” garantiu Emerson Leal.

Já o diretor de Pecuária da Ebda, Osvaldo Sant’Anna, ratifica o processo educativo desenvolvido pela extensão rural, que visa organizar, capacitar e profissionalizar os produtores e suas famílias. “Durante a Fenagro 2009, mais uma vez a EBDA vai primar pelo seu papel de educador e instrutor, levando aos agricultores, técnicos, estudantes e demais interessados, palestras e cursos, com os temas mais diversos, visando contribuir com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária estadual”, disse o diretor.

Ações

Durante os nove dias do evento, a Ebda promoverá, em seu espaço, palestras sobre Mandioca da variedade Formosa, Beneficiamento do algodão, Polinização da pinha, Produção orgânica de alimentos, Palma sem espinho, Biodiesel, dentre outros temas.

No âmbito da tecnologia, a empresa exibirá, para os visitantes, as mais recentes técnicas de manejo da mandioca e seu uso na alimentação humana, da pinha e mamona irrigada, além de artesanato com palha de bananeira, palma lisa, abacaxi, feijão comum e caupi, mamona de sequeiro e irrigada. A empresa fará também a exposição de fruteiras tropicais, tais como banana resistente à sigatoka-negra, laranja, rambutão, lixia e macadâmia, e a degustação de alimentos produzidos pelos Centros de Formação da empresa, para ensinamento dos agricultores familiares.

Hortas posicionadas na vertical, formadas por garrafas pet, demonstrarão que é possível ao agricultor aproveitar todos os espaços de sua área. Também será exposta colmeia de abelhas sem ferrão, resultados de animais oriundos do Programa Sertão Produtivo – caprinos e ovinos -, cana-forrageira, além de exposição de bovinos das raças gir, nelore, guzerá, e de galinha caipira.