Os pequenos agricultores de guaraná do município de Nilo Peçanha, a 289 quilômetros de Salvador, no Baixo Sul baiano, não vão mais precisar se arriscar secando seus produtos em lonas plásticas ou no asfalto quente, à beira da estrada. Todo esse esforço agora vai ser otimizado e direcionado para aumentar a renda e a produção de 300 famílias que sobrevivem da atividade na região.

A boa notícia foi dada na última sexta-feira (20), durante a abertura do Seminário da Recuperação da Lavoura do Guaraná, no centro de cultura do município, onde o governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), assinou três convênios com associações locais para a entrega de 60 secadores aos produtores rurais, no valor total de R$ 486,7 mil, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir.

Segundo o presidente da Associação Ambiental Vida Nativa e representante das associações de produtores, Antônio Almeida Spínola, os acordos firmados com a presença de 150 agricultores representam o fortalecimento do desenvolvimento regional sustentável e um avanço de décadas, “porque desde a implantação da cultura do guaraná, há 20 anos, os produtores sempre secavam o produto em lonas plásticas”.

O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais dos Búzios, André Manoel da Conceição, destacou que os equipamentos vão ajudar muito. “Agora, vamos poder secar não só o guaraná, como o cacau, o cravo. O guaraná exposto ao sol perdia a qualidade. O secador é o lugar certo”, ressaltou.