Crédito, assistência técnica e novas tecnologias. Esse conjunto de benefícios chegará agora aos agricultores familiares por meio do projeto Seagri Itinerante Mais Alimentos-Bahia, que se inicia, nesta segunda-feira (9), em Feira de Santana, no Parque de Exposições José Martins da Silva.

A caravana vai percorrer ainda, até sexta-feira (13), os municípios de Santo Antônio de Jesus, Jaguaquara, Jequié e Ituberá. A previsão é de que aconteça novamente nos meses de dezembro e janeiro em outras regiões da Bahia, com o objetivo de divulgar o programa, equipar e fortalecer a agricultura familiar e gerar oportunidade de negócios para as empresas e para os produtores rurais.

Os agricultores familiares poderão ter acesso a crédito de até R$ 100 mil para a compra de um facão a um trator, melhoria genética e também equipamentos de irrigação, misturador de ração, ordenhadeira mecânica, debulhador de milho, ceifadeira, além de efetuar correção de solo e construir barragens. Tudo com três anos de carência e sete para pagar, com juros zero.

A iniciativa da Seagri, por meio da sua Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), conta com a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e parceria do Ministério do Desenvolvimento (MDA), Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, prefeituras municipais, associações, sindicatos, cooperativas e indústrias do ramo, que mobilizarão em torno de dois mil agricultores familiares, em cada região.

O secretário da Agricultura, Roberto Muniz, informa que ao contrário do programa Pronaf Mais Alimentos, que destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural em todo o país, com três anos de carência e sete anos para pagar e com 2% de juros, o Governo do Estado vai pagar os juros para estimular o agricultor a modernizar, a colocar tecnologia em sua propriedade. “Isso para melhorar a produção e a qualidade de vida de sua família”. O pagamento dos 2% de juros por parte do Estado foi autorizado pela Lei aprovada pela Assembléia Legislativa instituindo medidas de estímulo à renegociação das dívidas oriundas do Pronaf.

Promoção de oportunidades

A proposta da Seagri Itinerante é dinamizar o Programa Mais Alimentos como instrumento de promoção de oportunidades para o desenvolvimento econômico e social da agricultura familiar. A caravana da Seagri tem também o objetivo de promover a demonstração de máquinas, equipamentos e produtos tecnológicos adequados para o desenvolvimento de uma agricultura familiar mais eficaz.

Serão realizadas feiras volantes de tecnologias mecânicas adequadas aos agricultores familiares de cada região, onde haverá a troca de informações, mercadorias, experiências e vivências.

Conhecimento e tecnologia

O secretário explicou que as feiras vão difundir para o público em geral, e em especial, os agricultores familiares, as oportunidades que o programa oferece. “Queremos alavancar a agricultura familiar proporcionando o conhecimento e acesso às tecnologias, maquinários e equipamentos disponíveis no mercado, inclusive adquirindo o material necessário para melhorar a sua plantação”.

Como braço operacional do Programa Mais Alimento, a EBDA vai participar com todos os técnicos das gerências regionais envolvidas. Durante os eventos, os técnicos estarão à disposição dos agricultores para discutir a elaboração de propostas e projetos do programa junto aos Bancos do Brasil e do Nordeste.

Para ter acesso aos benefícios, o agricultor familiar já deve possui a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A EBDA vem, desde o início do programa, fazendo as emissões dos DAP´s (Documento de Aptidão ao Pronaf), a elaboração de projetos e prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os agricultores familiares beneficiados.

Para o diretor-presidente da EBDA, Para Emerson Leal, “esta é uma oportunidade única para os agricultores familiares fazerem suas propostas junto aos agentes financeiros, visando a mecanização das suas propriedades para melhorar o aproveitamento das suas roças”.

Roteiro

Em Feira de Santana, a caravana vai reunir, no Parque de Exposições, mais de dois mil agricultores familiares de 34 municípios da região. Em Santo Antonio de Jesus (10), o encontro será na Praça da Biblioteca Municipal. Em Ituberá (11), no Ginásio de Esportes André Apóstolo – Centro. Em Jaguaquara (12), no Jaguar Clube, bairro Muritiba, e em Jequié (13), no Parque de Exposições Pecuárias do Município.

Ação estruturante

O Mais Alimentos é uma ação estruturante que cria as condições necessárias para o aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar e permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem. Esta linha de financiamento contempla também projetos associados à produção de arroz, aves, café, caprinos, feijão, frutas, gado de corte, leite, ovinos, mandioca, milho, olerícolas, suínos e trigo.