Discutir a possibilidade de cooperação técnica na área de produção de alimentos como milho, caprinos, bubalinos, bovinos, hortaliças, dentre outros. Esse foi o objetivo da reunião realizada, nesta quarta-feira (11), na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), com representantes do governo Venezuelano de Arágua.

Os membros da missão – Ramon Isea, Jorge Tejera, Wilfredo Oliveiros Alison Ledezma e Mauricio Balbi – conversaram com o subsecretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

A Seagri propôs a celebração de um protocolo de cooperação técnica entre os governos da Bahia e Arágua, por meio das respectivas suas secretarias da Agricultura. Além disso, um agendamento de uma missão técnica do Arágua para realização de um diagnóstico das potencialidades e das características edafoclimática da região, servindo de subsídio para o acordo de cooperação técnica, e também uma visita de técnicos da Arágua à Bahia para conhecer como funciona a agricultura no estado.

De acordo com o subsecretário da Seagri, a reunião foi muito proveitosa, porque foram discutidos assuntos de interesse dos venezuelanos como a produção de sementes, colheita e pós-colheita, agroindústria, piscicultura, bovinocultura, caprinoovinocultura.

“Essa cooperação técnica vai poder mostrar o potencial do estado na agricultura”, disse Salles. Segundo o venezuelano Ramon Isea, o encontro gerou um interesse de impulsionar a área da agricultura, especialmente “nas áreas da piscicultura e segurança alimentar”.