LOCAL: Museu du Ritmo, bairro do Comércio, em Salvador.
DATA: 13.11.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 17h30

O QUE É: abertura do Festival de Músicas Mestiças.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: acontece entre os próximos dias 13 e 15 e encerra as atividades do Ano da França na Bahia. Inspirada no Festival de Música Mestiça de Angouleme, na França, a primeira edição brasileira do evento terá a participação de artistas africanos, caribenhos e baianos, como Bélo, Didier Awadi, Les Tambours de Brazza, Mounira Mitchala, Tcheka e Tiken Jah Fakoly, entre os estrangeiros, e Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, Margareth Menezes, Mariella Santiago, Mariene de Castro e Percussivo Mundo Novo, na ala dos baianos. Com o intuito de maximizar a presença desses artistas para o público baiano, o festival contará com o apoio do programa Radio África da Radio Educativa da Bahia, que produzirá especiais de cada um dos participantes. O governo atuou ativamente na captação do evento para a Bahia, apoiou financeiramente via Fundo de Cultura do Estado, além de articular junto aos governos brasileiro e francês suplementos financeiros.

HISTÓRICO: o Festival de Música Mestiça de Angouleme foi criado por Christian Musset, na região francesa de Poitou-Charente, em 1976. Tem como objetivo a promoção da música urbana e contemporânea da África e países da diáspora africana, mostrando ao mundo ocidental a criação artística nesses países e oferecendo uma plataforma de expressão e intercâmbio aos participantes. Entre os brasileiros que já participaram do festival estão Olodum, Margareth Menezes, Lenine, João Bosco, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos. O festival, antes estritamente musical, foi agregando outras linguagens, como literatura e cinema. As edições reúnem anualmente entre 50 e 60 mil pessoas e conta com a parceria de entidades públicas e privadas. Também faz parte do projeto a realização de oficinas, palestras e encontros nas escolas da região, além de projetos culturais voltados para crianças e adolescentes.

ANO DA FRANÇA NO BRASIL: trata-se de uma temporada cultural que começou em 21 de abril e vai até 15 de novembro, surgida de compromissos diplomáticos bilaterais e de decisões tomadas por chefes de Estado no mais alto nível. Resultado de uma estreita colaboração entre diversos atores, este tipo de evento permite transformar a percepção que um país tem do outro. Sua realização foi acordada e anunciada pelos presidentes de ambos os países em 2006 e acontece em seqüência ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005. Na programação na Bahia, destaque para as exposições “Auguste Rodin, homem e gênio” e “Cuide de Você”, sucesso de público e crítica.