Conduzido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), o processo de recertificação ISO 9001 renovou por mais três anos o selo de qualidade da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), período no qual são realizadas as auditorias internas de verificação do grau de adequação dos processos de trabalho aos requisitos da norma. A Egba foi a primeira imprensa oficial do país a ter seus serviços e produtos certificados pela norma ISO 9001.

O certificado de qualidade, além de proporcionar credibilidade, favorece a modernização do processo produtivo, contribuindo para a redução de custos através da padronização e do melhor aproveitamento dos recursos. Para o diretor-geral da Egba, Luiz Gonzaga, o processo de certificação reforça a necessidade de fazer tudo funcionar bem. “Para continuarmos a ser referência entre as empresas públicas baianas”.

Lucas Machado, diretor técnico da Egba, reforça essa idéia ao ressaltar que a área técnica do processo produtivo agrega valor à relação que a empresa tem com o produto final. “Essa metodologia da qualidade, implantada há sete anos, tem trazido um retorno muito grande não só para a Egba, como também para nossos clientes. O certificado é um diferencial no mercado de comercialização dos nossos produtos”, disse.

Ibametro

O Ibametro é uma autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, sendo o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o estado. Para o Ibametro, associar um produto a uma marca que representa qualidade, como a do Inmetro, que é conhecida no Brasil e aceita em mais de 60 países, pode significar a conquista de novos mercados, constituindo-se em um diferencial nas decisões de compra de produtos e serviços.