LOCAL: Centro de Convenções de Ilhéus.
DATA: 26.11.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: abertura da III Conferência Estadual de Cultura.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CONFERÊNCIA ESTADUAL: reunirá, de 26 a 29 de novembro, cerca de 1,5 mil pessoas de diferentes partes do estado, entre artistas, produtores culturais, professores, estudiosos e representantes do governo, para discutir políticas públicas de cultura. Durante esses quatros dias serão levantadas as propostas baianas que serão apresentadas na II Conferência Nacional de Cultura e irão compor o projeto de Lei Orgânica da Cultura que será encaminhado para aprovação da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Também serão eleitos os delegados que representarão o estado na etapa nacional, que ocorrerá de 11 a 14 de março do próximo ano, em Brasília. Sob o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, o mesmo da conferência nacional, o encontro acontece após a realização das conferências municipais (368), territoriais (26) e setoriais (que representam as áreas especificas, como audiovisual, museus, bibliotecas, arquivos, culturas afro-brasileiras, entre outras).

TENDA DIGITAL: o espaço para trocas e comunicação com redes é uma das principais novidades da III Conferência Estadual de Cultura. Nesse ambiente será gerado conteúdo para as variadas interfaces da internet, como blogs, sites e redes sociais, além de podcasts (para rádios) e vídeos (para a TV). Na tenda, grupos culturais poderão expor DVDs e fotos. Eles receberão ainda orientações de como criar seus próprios blogs e sites. Além disso, foi criada numa área de convivência o Espaço Interativo, onde o visitante poderá, por meio de imagens, retratar o território de identidade em que vive.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL: durante o encontro, a cidade de Ilhéus se transformará na capital da cultura do Estado. A Praça da Catedral, o Centro de Convenções e o Teatro Municipal abrigarão shows, performances e manifestações culturais de toda a Bahia. Entre as atrações previstas estão o Balé Teatro Castro Alves, com os espetáculos “Áfrika” e “Isadora”, e a Orquestra Juvenil 2 julho (Neojibá). Blocos afros de Ilhéus, além de filarmônica e do ritual “Poranci” com grupos indígenas da Bahia formarão um “movimento de rua”. Já um vídeo com imagens dos territórios de identidade baianos, projetado em uma estrutura circular, chamará a atenção de quem passar pela Avenida Soares Lopes. Clécia Queiroz e Saul Barbosa, naturais de Ilhéus, são os artistas que comandarão o show de encerramento da conferência estadual, que contará ainda com a participação do grupo de rap O Quadro e da banda de forró Improviso Nordestino. O artista plástico Goca Moreno irá expor suas obras também como parte dessa programação cultural, bem como o acervo histórico do terreiro Matamba Tombenci Neto. As mostras fotográficas “Todos os Negros” e “Rio do Engenho: Festas, Saberes e Sabores” são algumas outras atrações.