Uma técnica de tingimento em tecido artesanal, que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e, em seguida, tingi-lo com cores variadas, é a proposta da exposição “O Batik de Nazaré”, da artista plástica Vânia Nazaré. A mostra estará na Sala de Exposições da Biblioteca Pública do Estado (Barris) de segunda-feira (9) ao dia 30 deste mês, das 8h30 às 21h. A entrada é gratuita.

Conhecido como batique ou batik, a técnica praticada pela artista desde a infância é uma forma de expressão artística, nos modelos africanos e javanês, feito à mão, que trabalha na construção de telas dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar.

Vânia Nazaré explica que “a proposta da exposição é trazer uma arte praticada na Ásia e na África e que consiste na técnica de tintura em tecidos, usando materiais como cera de abelha e parafina”. A artista já participou de grandes eventos culturais, representando o Brasil em exposições internacionais a exemplo do Caribe.

A arte milenar pode ser transformada em quadros, cangas, lenços e tudo que tenha como suporte o tecido, além do papel, couro e casca de ovo. Mais informações pelos telefones (71) 3116-6918/6919.