Criar um espaço para a troca de informações sobre arte e cultura é o que pretende o Centro Esportivo de Capoeira Angola (Ceca), Academia do Mestre João Pequeno de Pastinha, com a realização, desta sexta-feira a domingo (6 a 8), da Feira Cultural Arte de Aprender, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo.

As atividades vão desde oficinas de capoeira e dança, passando pela percussão corporal e confecção de instrumentos, além de oficinas de reciclagem e confecção de bonecos e esculturas. Também acontecerá a Feira de Artesanato e a Mostra de Vídeos sobre cultura regional.

Na ocasião será lançado ainda o DVD Tributo ao Mestre Ferreirinha. Na sexta (6), as atividades começam a partir das 14h e no sábado e domingo (7 e 8), a partir das 10h. A entrada é gratuita.

O Forte de Santo Antônio é um equipamento tombado e administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria da Cultura (Secult). O espaço está aberto à visitação pública das 9 às 18h, mas, nos finais de semana e feriados, somente o pátio externo pode ser visitado, no mesmo horário.

Possui uma biblioteca com um acervo de aproximadamente 400 livros, além de revistas e outras publicações sobre cultura em geral, cultura baiana e capoeira, História do Brasil e da Bahia, religião e antropologia, uma videoteca especializada em capoeira, com CDs, DVDs, discos, fitas de áudio e vídeo cassete.

Suas atividades principais são aulas e rodas de capoeira, e ainda eventos relacionados à manifestação como festivais, encontros, oficinas, seminários e treinamentos. O espaço também serve para a montagem de exposições de arte e para o Turismo Cultural. Mais informações sobre a Feira no endereço joaopequeno.portalcapoeira.com, pelo e-mail feiradeaprenderajpp@gmail.com ou ainda pelos telefones (71) 3323-0708, 3323-8746, 3323-6141 ou 8115-9235. Tudo sobre o Forte em fortesantoantonio.blogspot.com.