LOCAL: Museu da Misericórdia, Centro Histórico de Salvador.
DATA: 21.11.09 (sábado)
HORÁRIO: 18h

O QUE É: solenidade para entrega dos painéis de azulejos portugueses restaurados da Igreja da Misericórdia. O evento faz parte das comemorações dos 460 anos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PAINÉIS: raros e de grande valor artístico e histórico, foram feitos em Lisboa por Antonio de Abreu e remontam ao século XVIII. Entre as cenas retratadas nos azulejos está a Procissão do Fogaréu, uma cerimônia religiosa realizada na quita-feira da Semana Santa, nos séculos XVIII e XIX. A procissão era uma dramatização da procura de Jesus pelos judeus que o prenderam no Jardim das Oliveiras. O outro painel que também foi recuperado retrata a Procissão dos Ossos, realizada com o intuito de recolher os corpos de escravos e pessoas pobres abandonados nos matagais e rios e que porventura viessem a ser expostos. A Procissão dos Ossos aconteceu pela última vez na Bahia em 1825. Estudiosos avaliam esses painéis como dos mais importantes do país

RESTAURAÇÃO: os quatro meses de restauro foram precedidos por um levantamento fotogramétrico dos painéis, onde estão anotadas todas as irregularidades encontradas. Para devolver a aparência original aos azulejos, a equipe técnica precisou utilizar ferramentas como bisturis, seringas, pincéis, espátulas e lâminas, seguindo com rigor as orientações do consultor Mário Mendonça de Oliveira, professor da pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e especialista em restauração de monumentos e centros antigos. A ação de restauro é uma realização da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, coordenada pela Associação Espírito Santo Cultura e patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).