“Um dia peguei uma das rendas e imprimi na argila. Deu certo e encontrei meu caminho”. Após esta primeira experiência, muitas ideias surgiram na arte de Caroline Harari, até chegar o momento de montar uma Oferenda ao Pelourinho, mostra que será aberta na terça-feira (10), às 19h, no Museu da Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho). A exposição, promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC), reúne 15 peças – todas em barro – recheadas de representações que conduzem ao sagrado.

Inspirado nas tradições nordestinas da cerâmica – em especial do Recôncavo e de Maragogipinho, considerado o maior polo de produção cerâmica da América Latina –, o trabalho da historiadora e ceramista apresenta técnicas de pressão manual utilizadas pelos índios e por africanos. No processo de construção, acontece também a ‘monoqueima’, em forno elétrico a 1.250 graus C, o que confere resistência às peças, moldadas, muitas vezes, sobre rendas e bordados. São moringas, potes, cumbucas, bilhas, cântaros e pratos que ganham um intenso ar de sacralidade e ritual na proposta expográfica de Oferenda ao Pelourinho.

A artista

Filha de egípcio com brasileira, Caroline Harari é formada em História pela Universidade de São Paulo e especializada em Arqueologia e Recuperação Patrimonial. No trabalho com cerâmica, busca as formas tradicionais da casa brasileira, influenciada pelas mulheres rendeiras do nordeste. Profissionalizou-se como ceramista em 1999. De lá pra cá, já montou exposições em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Amsterdã (Holanda) e Paris (França).

Sobre o Museu Udo

Administrado pela Diretoria de Museus do Ipac, desde 2003, o Museu da Cerâmica Udo Knoff foi montado a partir de acervo reunido pelo ceramista alemão Horst Udo Knoff (20/05/1912 – 07/06/1994). Neste ano, o espaço passou por uma readequação expográfica e foi reaberto com a proposta de possibilitar uma leitura mais completa da produção da cerâmica, nas suas diferentes vertentes, investigando as diversas possibilidades plásticas. Dessa forma, o primeiro andar passou a apresentar a coleção de Udo, com renovações de recortes expositivos do próprio acervo e o andar térreo destinou-se a exposições temporárias, com produções contemporâneas, como no caso de Oferenda ao Pelourinho, que fica em cartaz até o dia 10 de janeiro.

Serviço

O quê: Exposição Oferendas ao Pelourinho
Quando: Dia 10 de novembro (abertura) – visitação, até o dia 10 de janeiro: de terça a sexta, de 10h às 18h. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff – Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho, Salvador.
Realização: DIMUS/Ipac
GRATUITO