Inspirada nas tradições nordestinas, a artista plástica paulista Caroline Harari criou peças de cerâmica que estão expostas no Museu da Cerâmica Udo Knoff, no Pelourinho, aberta nesta terça-feira (10). A exposição apresenta 15 peças de barro, que representam utensílios que sempre foram utilizados pelas famílias do interior do país, entre elas, muringas, potes e gamelas, que trazem a tradição do nordeste de volta. “O estado tem o maior pólo de cerâmica da América Latina, em Maragogipinho, e desde o começo meus olhos estavam voltados pra Bahia, porque até hoje algumas famílias no interior utilizam esses objetos”, afirmou Caroline.

Segundo a artista, as pessoas que passam pela exposição já se interessam em comprar os utensílios para resgatar a memória e a tradição do interior nordestino. “As pessoas vêm, observam, tocam nas peças e saem daqui pra comprar muringas e potes de barro que vão poder utilizar em casa, e esse resgate me emociona”, acrescentou a artista.

A exposição, realizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC), faz parte da estratégia de atração de turistas e baianos aos museus de Salvador, da Secretaria da Cultura (Secult). Só este ano foram mais de 35 exposições diferentes em diversos museus da cidade. “Essa exposição faz parte dessa dinamização porque antes esse museu tinha uma única exposição aberta há 8 anos, agora vamos trazer novas mostras a cada dois meses”, explicou o diretor da Dimus, Daniel Rangel. Além das exposições temporárias, o museu tem uma mostra permanente, com as peças de azulejos do artista Udo Knoff.

Para alguns visitantes do museu, a mostra representa uma retomada das tradições nordestinas. “É muito emocionante, ela transportou para a cerâmica, exatamente o que nós somos, nossa arte, nossa cultura e para nós do Pelourinho é muito gratificante”, declarou a cabeleireira Negra Jô. Segundo ela, as obras representam de forma fiel os utensílios utilizados pó diversas famílias do interior da Bahia.

A exposição fica aberta ao público de terça a sexta-feira das 10h às 18h, nos fins de semana das 13h às 17h.