Dirigentes de cultura, delegados eleitos nas Conferências Territoriais, artistas e produtores culturais de toda a Bahia vão se reunir, desta quinta-feira a domingo (26 a 29), em Ilhéus, para discutir políticas públicas de cultura. Em quatro dias, a cidade vai conhecer manifestações culturais dos 26 territórios de identidade do Estado e participar de debates em que serão apresentadas propostas, políticas e ações para os diversos setores de cultura do estado e do país.

As propostas serão levadas para a 2ª Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília, e irão compor o projeto de Lei Orgânica da Cultura que será encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Sob o tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, o mesmo da conferência nacional, o encontro em Ilhéus acontece após a realização das conferências municipais, territoriais e setoriais de cultura realizadas no Estado.

Tenda Digital é espaço para trocas e comunicação com redes

A Tenda Digital é uma das principais novidades da 3ª Conferência Estadual de Cultura. Nesse ambiente, será gerado conteúdo para as mais variadas interfaces da internet, como blogs, sites e redes sociais, além de podcasts (para rádios) e vídeos (para a TV).

Na tenda, grupos culturais vão poder expor DVDs e fotos. Eles irão receber ainda orientações de como criar seus próprios blogs e sites. Além disso, um Espaço de Convivência com artistas dos 26 territórios e produção de desenhos no Espaço Interativo onde o visitante poderá, através de imagens, retratar o território de identidade em que vive.