Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Série TCA – Ano 14 apresenta, nesta quinta-feira (19), às 21h, na sala principal do Teatro Castro Alves, concerto com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), sob a regência do francês Paul Meyer, tendo como solistas, os pianistas do mesmo país, Eric Le Sage e Frank Braley.

No repertório, especialmente escolhido para a ocasião, composições de Mozart e Poulenc, compostos para o duo de pianos e orquestra, e a sinfonia de Chausson. Os ingressos custam R$ 60 (filas A a P), R$ 40 (filas Q a Z) e R$ 20 (filas Z1 a Z11).

O Concerto nº 10 em Mi bemol maior para dois pianos e orquestra, de Wolfgang Amadeus Mozart, abrirá a noite em grande estilo. Dentre os concertos para dois pianos, este foi considerado pela crítica como o mais bonito. Na segunda apresentação deste concerto em Vienna, em novembro de 1781, Mozart enriqueceu a instrumentação com a inclusão de duas clarinetas, dois trompetes e tímpanos.

O Concerto em Ré menor para dois pianos e orquestra, de Francis Polenc, foi encomendado pela princesa Edmond de Polignac, em 1932, e escrito em apenas três meses. Articulado em três breves movimentos, o acena com humor a alegria da música popular parisiense e encontra-se também certa melodia sentimental.

A Sinfonia em Si bemol maior, de Ernest Chausson, é datada de 1890 e foi escrita durante a composição da Ópera Arthur. A produção artística de Chausson cobre os anos de 1878 a 1899, com períodos marcados pela influência de diferentes compositores como César Frank, Richard Wagner e Claude Debussy.
Pianistas

Eric Le Sage – Considerado um dos maiores pianistas da sua geração, Eric Le Sage nasceu em Aix en Provence, na França. O artista venceu importantes competições internacionais como a Robert Schumann Competition em Zwickau e a Leeds International Competition, ambas em 1989.

Conhecido por se dedicar a apresentar e gravar a obra completa de Schumann para piano, Eric tem realizado concertos ao redor do mundo, além de recitais de música de câmara em importantes salas na Europa, América do Sul, Estados Unidos e Japão.

Como solista, já se apresentou com importantes orquestras, como a NHK Symphony Orchestra e Orquestra Nacional da França, além de realizar gravações, muitas aclamadas e premiadas na França, com o Diapason d’Or de l’Année e o Choc du Monde de la Musique, dentre outros prêmios.

Frank Braley – começou seus estudos de piano aos 4 anos de idade, e, aos 10, realizou o seu primeiro concerto. Em 1986, decidiu dedicar-se inteiramente à música e entrou no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Três anos depois já recebia o seu primeiro prêmio em piano e música de câmara e, em 1991, aos 22 anos, ganhou o primeiro grande prêmio da Queen Elizabeth Competition of Belgium.

Braley tocou com grandes orquestras no Japão, Canadá, Estados Unidos e Europa, realizou turnês por todo o mundo, incluindo a China e o Japão, e participou de recitais em Amsterdam, Atenas, Paris, Londres, Nova York, Washington, Vienna, dentre outras cidades. Gravou obras de Schubert, Richard Strauss, Beethoven e Ravel, e o Concerto duplo para piano de Poulenc com Eric Le Sage, premiado com o Diapason d’Or.

Maestro

Paul Meyer – Excepcional clarinetista, o maestro Paul Meyer já se apresentou com as maiores orquestras da Europa, Estados Unidos e Austrália, como a Orquestra Sinfônica de Berlim, Orquestra Nacional da França, Filarmônica de Tókio e a Orquestra de Sydney. Francês de Mulhouse, Meyer foi vencedor da French Young Musicians Competition, em 1982, e da prestigiada USA Young Concert Artists Auditions, em 1984.

Em 2006 e 2007 foi indicado como Associate Chief Conductor da Orquestra Filarmônica de Seul na Coréia do Sul. Ele já regeu importantes orquestras como a Filarmônica de Nice, a de Munique, a de Paris e a Filarmônica da China. Em 2008, regeu, com grande sucesso, a Orquestra Filarmônica de Tókio no Suntory Hall. Como regente, gravou Mozart e Haydn pela BMG com a Orchestra di Padova e del Veneto e Jean-Marc Luisada.