A partir deste domingo (22), o Projeto Pinte no MAM, coordenado pelo artista plástico Maninho de Abreu, passa a contar com mais uma novidade: a atividade Leitura de Imagens para Crianças, que tem como convidada a mediadora, a arte-educadora Ana Rachel Schimiti. O projeto tem como objetivo promover nas crianças a construção da autoestima e confiança, desenvolvendo uma imagem positiva das linguagens por meio da própria reflexão e consciência.

Para isso, a mediadora utilizará imagens artísticas, permitindo aos participantes entenderem a pluralidade das artes – culta e popular –, descobrindo e conhecendo seus potenciais, e, a partir daí, fortalecendo uma maneira de se relacionar satisfatoriamente com o Museu, a obra de arte, e os elementos das artes visuais.

A iniciativa tem, em cada dia, uma temática diferente. Neste domingo, será trabalhado Pinte no MAM com as luzes e brilhos que vêm do mar e da vida marinha, que vai trabalhar com animais, plantas e minerais marinhos, relembrando técnicas do uso da colagem, desenvolvendo a capacidade de observação e percepção dos contrastes de cores, luzes e sombras.

No dia 29, o tema será Pinte no MAM com inspiração nas Pérolas Imperfeitas, quando os participantes poderão treinar a pintura livre, aprender a técnica do espatulado, utilizando o reuso do cartão telefônico, incentivando a técnica da deformação intencional, percebendo a multiplicidade das cores.