Até o final deste ano, a população de 107 municípios baianos – aproximadamente 1,2 milhão de pessoas – será beneficiada com limpezas de aguadas. A Coordenação de Defesa Civil (Cordec), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), contratou cinco empresas para a execução do serviço.

A ação conta com mais de R$ 5,7 milhões e atende aos territórios Portal do Sertão, Chapada Diamantina, Sisal, Bacia do Jacuípe, Sertão do São Francisco, Vitória da Conquista, Sertão Produtivo, Recôncavo, Bacia do Paramirim e Itaparica.

Há 20 anos que famílias baianas não contam com limpeza de aguadas. De acordo com o secretário Valmir Assunção, o objetivo é ampliar e intensificar o serviço do Estado no próximo ano. “Para isso, a população precisa gostar do resultado, a prestação de conta sobre a execução estar em dia e em conformidade com a Lei, e o mais importante, fazermos com que esta ação chegue com qualidade às famílias que precisam das aguadas”, disse o secretário aos representantes das empresas durante a assinatura dos contratos, na terça-feira (17), na Sedes.