O aluno da Escola Estadual Juscelino Barreto dos Santos, José Carlos Soares, é o vencedor do Concurso Nacional Desafio Mudanças Climáticas. O jovem que, nesta segunda-feira (1º), recebe o prêmio em solenidade na cidade de São Paulo, concorreu com colegas de escolas públicas de 5ª a 8ª séries de todo estado, em uma seleção na qual participaram alunos de sete estados.

“Meu trabalho chama atenção do país para o desmatamento de áreas virgens na região do sudeste da Bahia destinadas à plantação de eucalipto, que tem sido a causa da seca de rios”, declarou o estudante. Ele afirmou que a participação no concurso agregou conhecimentos, levantou a autoestima e deu mais estímulo para os estudos. “Agora, estou me preparando para o concurso da Marinha”.

Durante a cerimônia, os estudantes serão premiados com uma máquina fotográfica digital, com recurso de filmagem, um exemplar do livro Imagens do Etanol Brasileiro e uma assinatura anual da revista Horizonte Geográfico. Os professores responsáveis pelas produções premiadas receberão, além do livro e assinatura da revista, um notebook, e escolas, um projetor de multimídia.

Para o corpo docente, a premiação é um reconhecimento pelo trabalho, uma forma dinâmica de lecionar e tornar a escola mais prazerosa. A professora de Ciências, Neide Alves, orientadora do aluno, e a diretora Gilka Andrade, afirmam que “a escola está feliz e os prêmios serão bem-vindos, pois vão trazer mais estímulos às apresentações das aulas e dos alunos”.

A Escola Estadual Juscelino Barreto dos Santos possui 450 estudantes, distribuídos em 14 turmas de 5ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos (EJA), cinco salas de aula e uma sala de leitura.

Concurso

Desafio Mudanças Climáticas 2009 é um projeto educacional dirigido aos alunos do Ensino Fundamental 2. Foi idealizado pelo Projeto Agora (instituição que reúne várias empresas e indústrias ligadas à cadeia produtiva da agroenergia) em parceria com a Editora Horizonte, que publica a revista Horizonte Geográfico, entre outros produtos editoriais ligados à educação e meio ambiente. Conta com o apoio institucional das secretarias da Educação dos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal.