José Carlos Soares, aluno da Escola Estadual Juscelino Barreto dos Santos, do município baiano de Teixeira de Freitas, é o vencedor do Concurso Nacional Desafio das Mudanças Climáticas e representa o estado no próximo dia 1º, em São Paulo, quando acontece a cerimônia de premiação. Ele concorreu com estudantes de escolas públicas da 5ª à 8ª série em uma seleção com a participação de alunos de sete estados.

“Meu trabalho chama atenção do Brasil para o desmatamento de áreas virgens na região do sudeste da Bahia para plantação de eucalipto, que tem sido a causa da seca de rios”, afirmou José Carlos. Ele disse que a participação no concurso agregou conhecimentos, levantou a autoestima e deu mais estímulo para os estudos. “Agora estou me preparando para o concurso da Marinha”, declarou.

Durante a cerimônia, os estudantes serão premiados com uma máquina fotográfica digital com recurso de filmagem, um exemplar do livro Imagens do Etanol Brasileiro e a assinatura, por um ano, da revista Horizonte Geográfico.

Os professores responsáveis pelas produções premiadas receberão, além do livro e da assinatura da revista, um notebook. E as escolas cujas produções dos alunos foram premiadas ganharão um projetor de multimídia.

A professora de Ciências, Neide Alves, que orientou o trabalho, destacou que "dessa forma podemos acreditar que o nosso trabalho é importante não somente para nós mesmos, como para toda a sociedade".

Para a diretora Gilka Andrade, a escola está feliz e os prêmios serão bem-vindos, “porque trarão mais estímulo às apresentações das aulas e dos alunos”.

A Escola Estadual Juscelino Barreto dos Santos tem 450 estudantes, distribuídos em 14 turmas da 5ª à 8ª série e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ela possui cinco salas de aula e uma sala de leitura.

Sobre o concurso

Desafio das Mudanças Climáticas é um concurso dirigido aos alunos do ensino fundamental 2. Ele foi idealizado pelo projeto Agora (que reúne várias empresas e indústrias ligadas à cadeia produtiva da agroenergia).

A iniciativa é realizada em parceria com a Editora Horizonte, que publica a revista Horizonte Geográfico, entre outros produtos editoriais ligados à educação e meio ambiente, e conta com o apoio institucional das secretarias da Educação da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.