Estão abertas, a partir desta segunda-feira (23), as inscrições para o sorteio eletrônico das vagas nas escolas da rede onde a demanda é superior à oferta. Participam do sorteio todos os colégios da Polícia Militar e os estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas, Raphael Serravale e Thales de Azevedo, na capital, e o Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana. As inscrições serão feitas pelo telefone 0800 285 8000, das 8 às 18h, e prosseguem até o dia 4 de dezembro.

Realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 10h, o sorteio será dividido em dois momentos. Primeiro, será a vez das vagas para o ensino médio, no dia 14 de dezembro. Depois, a educação profissional, no dia 18 de dezembro. Só poderá participar do sorteio eletrônico para concorrer às vagas do ensino médio o aluno da rede pública concluinte do ensino fundamental em 2009. Os estudantes na faixa-etária de 15 a 17 anos terão prioridade na matrícula no ensino médio nos turno matutino e vespertino.

Em caso de desistências de sorteados, as vagas ficarão disponíveis para o sistema de matrícula informatizada. O método de distribuição das vagas vem sendo realizado desde 1996, diante da elevada procura em determinados estabelecimentos de ensino. A política visa democratizar o acesso do aluno a escola pública. Contudo, a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana Alves de Carvalho, esclarece que o sorteio é uma forma de evitar aglomerações no momento da matrícula em unidades que possuem uma maior procura. “Aos poucos, as pessoas estão começando a entender que há educação de qualidade em toda a rede e não apenas em algumas unidades. Prova disso é que o número de escolas que participam do sorteio tem diminuído ano a ano e também o número de inscritos tem reduzido”, explicou a diretora. Serão sorteadas 1.762 vagas. Os contemplados terão os dias 12, 13 e 14 de janeiro para confirmação da matrícula.

Período para renovação de matrícula começa 1º de dezembro

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abre, no dia primeiro de dezembro, o período de renovação da matrícula para alunos da casa que querem permanecer na mesma unidade onde estão matriculados.

A rematrícula não é automática. É necessário que o aluno ou seu responsável, compareça à secretaria da própria escola, e preencha um formulário, que deve ser assinado pelo aluno ou pelo pai ou responsável, no caso dos que possuem menos de 18 anos.

A renovação prossegue até o dia quatro de janeiro. Quanto aos estudantes que querem mudar de escola, o período da matrícula será de 15 a 18 de janeiro. Em seguida será a vez da matrícula de alunos novos, que será realizada de 19 a 22 de janeiro.