A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reinaugura nesta quarta-feira (25) o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, na Caixa D’Água, que passou por intervenções para melhorias na parte física, elétrica e hidráulica. O investimento, que girou em torno de R$ 1,3 milhão, irá beneficiar mais de três mil estudantes, 250 professores e 100 funcionários, com a reforma total de áreas como teatro, biblioteca, quadras poliesportivas, refeitório e pavimentos em concreto.

Para o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro, esta reforma veio reanimar e mexer com a autoestima de toda comunidade, que está maravilhada por perceber que faz parte de um patrimônio tombado pela Unesco e que o Governo teve o cuidado de preservar a arquitetura deixada por Anísio Teixeira. “Além disso, tenho que agradecer à SEC, que acompanhou de perto e se preocupou como todos os detalhes”, declarou Ribeiro, destacando que a reforma se estendeu à Escola Classe 4.

“Tenho orgulho de mostrar minha escola e saber que aqui dentro o estudante é estimulado a desenvolver habilidades e talentos. Eu, por exemplo, aprendi sobre o turismo e consegui uma grande vitória, perdi a timidez”, declarou o estudante-guia Daniel Santiago, de 13 anos, da 6ª série da Escola Classe IV. Ele estuda sobre a história da Escola Parque e conhece todo prédio, ficando como responsável por atender e mostrar a unidade para visitantes. Por mês, em média, são atendidas 30 pessoas, entre estudantes de outras escolas e de faculdades, além de turistas.

Modelo de educação integral para o país, a Escola Parque, que passou por uma reforma há oito anos, recebeu alguns reparos de manutenção este ano. A unidade atende estudantes, pais e comunidade por meio de projetos e parcerias com empresas locais.

A professora de teatro, Ana Petitinga, ressaltou que o ambiente, que era agradável, ficará ainda melhor. “Esta escola é um local onde os estudantes se sentem bem, isto é positivo e a renovação de alguns espaços traz harmonia e mais alegria para as aulas”.

Escola da vida

Dos 61 anos de vida do funcionário José Mendes, 52 foram dedicados ao trabalho na Escola. “Fui estudante daqui, tive quatro filhos que estudaram na Parque e a considero, depois da minha família, o bem mais precioso da minha vida. Encerro meu 2009 mais feliz, estou maravilhado, a escola está linda e os funcionários estão com todo gás para iniciar 2010 com muita energia positiva”.

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro, idealizado e planejado por Anísio Teixeira, em 1950, tendo por objetivo revitalizar a escola primária, proporciona educação integral, em tempo integral, a crianças do povo, numa demonstração de que deve ser a escola para a classe popular. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro é composto das Escolas Classe I, II, III, IV, Colégio Álvaro Augusto Silva e Escola Parque. Em 2010, farão parte a Escola Candolina e Anísio Teixeira.