O baiano Alexandre Pereira conquistou duas medalhas no mundial de Karatê Shotokan, realizado este mês na região da Toscana, na Itália. Ele ficou com o ouro no kumitê por equipe e o bronze no katá em dupla. Logo que chegou a Salvador, o atleta fez questão de ir à sede da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), nesta quinta-feira (12), para agradecer por ter viajado com o apoio do Governo do Estado, por meio da superintendência.

O campeão tem uma história de vida interessante. Ele é vigilante do escritório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em Ubatã, no Sul do Estado, e alia as artes marciais aos trabalhos sociais, também ligados às causas ambientais.

“A gente marca apresentações de karatê e aproveita para distribuir panfletos de conscientização ambiental. Também dou palestras nos colégios sobre violência, drogas e educação ambiental. Também trabalhamos com crianças carentes”, explica Pereira. Segundo o diretor-geral da Sema, Wesley Faustino, a secretaria cede uma área para ele ministrar as aulas para os meninos e fazer os trabalhos sociais. “E ele aproveita os alunos para a divulgação das nossas atividades”, disse.

O talento, a história de vida e as preocupações sociais de Alexandre chamam a atenção de outras pessoas do Governo. “É um papel do Estado estimular os nossos atletas. Nossos jovens valores. Fiquei na maior felicidade quando soube que ele tinha ganhado na Itália, fez tremular a bandeira da Bahia lá na Europa”.

Dificuldades

O diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, também recebeu a visita do atleta e não escondeu sua felicidade pelo sucesso. Problemas burocráticos com a confederação nacional da modalidade ameaçaram a viagem do campeão, mas os obstáculos vencidos serviram de estímulo contra adversários fortes. “Esse tipo de dificuldade só faz motivar mais para que o esforço daqueles que acreditaram e que ajudaram para a nossa viagem vejam que não foi em vão”, disse Alexandre Pereira.

O karateca já havia conquistado três medalhas no Campeonato Brasileiro disputado em outubro, em Santa Catarina. Na ocasião, também foi à Sudesb para agradecer o apoio por ter viajado junto com seus alunos, que também ganharam medalhas, com passagens cedidas pela Autarquia.