Durante visita da missão venezuelana, nesta quinta-feira (12), à Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) ficou decidida a realização de um intercâmbio esportivo entre a Bahia e a Venezuela, com a vinda do secretário de esportes de Aragua, junto com sua equipe técnica, a Salvador. Representantes da autarquia baiana também vão conhecer o modelo de gestão esportiva do estado venezuelano.

Na reunião, diretores da Sudesb, o secretário da Indústria e Comércio e o chefe de gabinete do governador de Aragua, Jorge Tejera e Alexander Freitas, respectivamente, discutiram quais as modalidades esportivas deverão ser envolvidas no intercâmbio.

Os venezuelanos mostraram interesse na capoeira e no futebol, e pretendem apresentar a experiência que possuem no baseball e o softball. “Acreditamos que a capoeira será uma prática muito boa para a nossa sociedade. Com a massificação da a capoeira estaremos golpeando o narcotráfico e outras atividades nocivas em Aragua”, disse Jorge Tejera.

Em março do próximo ano deverão acontecer dois simpósios – um em Aragua e outro na Bahia – para apresentação deste intercâmbio às populações locais. A partir daí, os grupos de trabalho formados darão prosseguimento ao projeto. Aragua, cuja capital é Maracay, fica localizada na região centro-norte da Venezuela e tem cerca de dois milhões de habitantes.