Setenta atletas da Bahia (entre 15 a 17 anos), de uma delegação de 132 estudantes participaram em ritmo de festa da abertura das Olimpíadas Escolares em Maringá (PR), nesta quinta-feira (5), no Ginásio Valdir Pinheiro Pinto.

Os alunos-atletas baianos de judô, xadrez, futsal, handebol e natação ficam no Paraná até terça-feira (10), quando termina a primeira parte do certame. Já a segunda fase ocorrerá no período de 10 a 15 deste mês, quando o atletismo, tênis de mesa, basquete e vôlei também terão a chance de mostrar a força da “terra do axé”.

Neste ano, pela primeira vez na história, os jogos estão sendo abrigados por duas cidades paralelamente – Maringá e Londrina, no Paraná. Em Maringá serão disputadas as provas de atletismo, futsal, judô, vôlei e xadrez. Em Londrina, as de natação, basquete, handebol e tênis de mesa.

Atletas consagrados fizeram parte da solenidade de abertura em Maringá, deixando muitos jovens contentes e orgulhosos em estarem tão perto dos seus ídolos. Entre eles, Daniele Hypólito (ginástica) e Vanderlei Cordeiro de Lima (medalhista de bronze na maratona em Atenas 2004).

Um dos momentos mais marcantes da abertura, o juramento do atleta conseguiu deixar muita gente emocionada ao ecoar as vozes de cerca de 2 mil competidores de 26 estados brasileiros, que prometeram manter a ética e o espírito esportivo ao longo do campeonato.

Este ano, a competição reúne um número recorde de participantes: 4.100 alunos/estudantes representarão 993 escolas de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal em nove modalidades que estarão abrigadas em 17 instalações esportivas (oito em Maringá e nove em Londrina). Para participar das Olimpíadas Escolares, todos os colégios passaram por seletivas estaduais.

Na Bahia, as seletivas estiveram divididas em duas etapas: a primeira, no interior do estado, classificou atletas para a segunda, em Salvador, confrontando-se com as escolas da capital. Os primeiros colocados ganharam o direito de participar da etapa nacional, no Paraná.

Entre os representantes baianos nas modalidades poliesportivas estão o Salesiano do Salvador (basquete feminino); Antônio Vieira (basquete masculino); Colégio Integral (futsal feminino e voleibol masculino); Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura, de Jequié (futsal masculino); Colégio Cláudio Aragão, de Irecê (handebol feminino); Colégio São José (handebol masculino); CISO, de Itabuna (voleibol feminino).

Nas modalidades individuais (natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez e judô), a Bahia está levando para o Paraná, também com o apoio da Sudesb, atletas de mais de 30 escolas, incluindo instituições de ensino da rede pública e privada.

No ano passado, os estudantes baianos conquistaram dez medalhas nos jogos realizados em João Pessoa (PB): dois ouros, uma prata e três bronzes na natação; duas pratas e dois bronzes no judô. Em 2007, a delegação baiana conquistou três medalhas (uma prata e um bronze na natação e uma prata no futsal feminino).

As seletivas estaduais e as passagens aéreas da delegação baiana foram financiadas pelo Governo do Estado da Bahia, via Sudesb.