O Projeto Caravana do Lazer, da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), iniciou nesta quinta-feira (26), no município de Curaçá, a 592 Km de Salvador, o curso de Capacitação de Multiplicadores.

Para o prefeito Salvador Lopes Gonsalves, a capacitação serve para democratizar ainda mais a prática esportiva na cidade, que oferece às crianças e jovens uma praça de eventos onde se pratica vôlei, basquete e futebol até às 22h.

A capacitação reúne professores, estudantes e líderes comunitários e vem tendo boa receptividade em Curaçá, que, em 2006, recebeu o projeto nacional da Caravana do Esporte. De acordo com a agente comunitária de saúde, Jane Vasconcelos o curso vai ser de grande importância no incentivo à realização de atividades esportivas e de lazer. “Podemos investir mais em coisas simples como brincar de pipa, de peão, bola de gude, beneficiando comunidades mais carentes”.

O curso será concluído neste sábado (28), com a realização do Dia de Lazer, quando os agentes capacitados colocam em prática o que aprenderam durante os dois dias.  A garotada vai ter acesso a brinquedos e jogos recreativos como cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante, oficinas de desenho e criação de brinquedos.

O Projeto Caravana de Lazer foi criado o ano passado e vem se firmando como um veículo de formação de agentes comunitários, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em diversas regiões do estado.