O Planserv já tem mil prestadores de serviços integrando sua rede credenciada. O milésimo contrato foi assinado nesta quarta-feira (25) com o Centro Integrado de Assistência Médica (Ciam), localizado no município de Itabuna, no sul do estado, para a realização de consultas oftalmológicas a partir do dia 1º de dezembro. Com o credenciamento da rede, iniciado em 2006, o Planserv obtém melhor qualidade de atendimento para os beneficiários e relações mais justas e transparentes com os prestadores de serviços.

Para a coordenadora geral do Planserv, Sônia Carvalho esse é um marco histórico para o plano de saúde dos servidores do Estado. “É a prova de que somos um bom parceiro para clínicas, hospitais e laboratórios e que oferecemos uma rede ampla e qualificada para seus 430 mil beneficiários em todo o estado”. Ela lembra que, ainda este ano, deve ser lançado o edital de credenciamento para laboratórios e que está aberto o processo para hospitais.

O processo de credenciamento da rede de atendimento ganhou novo impulso a partir de 2007, com o lançamento de oito editais públicos com as regras para contratação de serviços de diagnóstico por imagem, consultas em diversas especialidades, auditoria médica, apoio para diagnóstico e terapias na área de ginecologia e hospitais.

Até 2007, a rede de atendimento era apenas referenciada, com negociações de preços e de obrigações, entre o Planserv e os prestadores de serviços, feitas individualmente com cada um deles. O credenciamento é realizado por meio de edital público, que estabelece regras e preços para cada tipo de serviço. As empresas capacitadas a prestar esses serviços, apresentam a documentação exigida e assinam contrato com o Planserv, passando a integrar a rede.

Interior

Sônia explica que um dos maiores desafios dos gestores do plano de saúde dos servidores tem sido o que qualificar e ampliar a rede de atendimento no interior do estado. A rede privada médico-hospitalar apresenta distribuição heterogênea no território baiano, deixando algumas regiões sem atendimento em determinadas especialidades. Por isso, tem sido feito um grande esforço no sentido de credenciar o maior número possível de prestadores, principalmente em algumas áreas onde há carência dentro da atual rede do Planserv.

“O credenciamento está aberto para clínicas e hospitais em todo o estado. Temos tido uma ótima resposta, mas existem regiões da Bahia, como o extremo sul e o norte, que têm apresentado baixa procura justamente por não terem muitos prestadores estabelecidos, o que nos preocupa muito”, comentou Sônia. Ela pede aos beneficiários do plano que cobrem dos donos de clínicas, laboratórios e hospitais de suas cidades que se credenciem para integrar a rede do Planserv.

Para a responsável pelo processo de credenciamento, Cristina Teixeira, as empresas da área de saúde já perceberam as vantagens de integrar a rede de atendimento do Planserv. “Estávamos prevendo dificuldade de alguns hospitais em apresentar todos os documentos necessários para firmar os contratos, mas a procura tem aumentado muito, principalmente porque eles têm visto que o Planserv paga as faturas em dia e tem melhorado bastante a remuneração de procedimentos que tinham valores defasados”, analisou.