Encerram-se nesta terça-feira (10) e no sábado (14) os prazos para recadastramento dos aposentados das secretarias da Saúde (Sesab) e da Educação (SEC), respectivamente. Em ambos os casos, segundo determinação da Secretaria da Administração (Saeb), os servidores podem enviar a documentação via Correios para a Previdência Estadual, evitando a necessidade de deslocamento entre municípios. Para maiores informações, o aposentado pode ligar para os números (71) 3116-5440 e 3116-5437.

O recadastramento in loco permanece inalterado para os aposentados residentes em municípios que possuem postos SAC e, no caso dos servidores da Educação, nas Diretorias Regionais da Educação (Direc’s). Até o momento, 518 aposentados da Saúde e 4 mil da Educação não se recadastraram.

É exigida a apresentação, com cópia autenticada, da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço emitido há até três meses e último contracheque, além de atestado de vida emitido por autoridade local – órgão vinculado ao poder público. O modelo do atestado, as datas de plantões nas Direc’s, assim como demais informações sobre o recadastramento estão disponíveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Para realizar o recadastramento por meio dos Correios, o aposentado deve encaminhar a documentação exigida para a o endereço da Superintendência de Previdência Estadual (Suprev), na avenida Dom João 6º, nº 1.050, 2º andar, Brotas Center (Brotas), Salvador, Bahia, CEP 40.287-000. O envelope deve conter o título Recadastramento e estar postado até a data de 14 de novembro, prazo final ampliado para efetivar a atualização cadastral.

A campanha de recadastramento dos inativos do Poder Executivo Estadual será concluída pela Saeb ainda em 2009, com a convocação dos 10 mil aposentados da Polícia Militar. Ao final desse trabalho, a Previdência Estadual terá recadastrado todos os seus 92 mil beneficiários. Com isso, os aposentados passarão a responder à Previdência Estadual uma vez ao ano, sempre no mês de aniversário do servidor, seguindo a sistemática já aplicada aos pensionistas. Esta é a penúltima fase da ação iniciada em maio deste ano, que já recadastrou mais de 51 mil servidores inativos da administração direta e indireta.