A Bahia mais uma vez sai na frente e, numa ação pioneira no País, lançou nesta terça-feira (03), no Instituto de Identificação Pedro Mello, nos Barris, o sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado (Siida-BA). O novo sistema, que representa um investimento de US$ 11 milhões, é completamente digital e faz uma verificação na base de dados da Polícia Federal, garantindo mais segurança ao cidadão, como assegura o governador Jaques Wagner. “No momento que fazemos uma carteira de identidade com mais recursos tecnológicos, damos mais uma resposta ao crime organizado. Somos o primeiro estado da federação a acompanhar esta tecnologia que vai permitir em breve a uma pessoa ter apenas uma única identificação, garantindo mais segurança ao cidadão que não correrá mais o risco de alguém se passar por ele”, disse.

A nova carteira de identidade será semelhante à de habilitação, ou seja, terá a foto digitalizada, assim como a impressão digital e a assinatura. Baseado em biometria – verificação do indivíduo através de uma característica única, como, por exemplo, a impressão digital – o sistema permite identificar se o cidadão já possui um documento de identidade na Bahia ou em qualquer outro estado integrado ao mesmo banco de dados, não permitindo fraudes.

Em virtude desta busca, os novos documentos que antes eram entregues na mesma hora, passarão a ser emitidos no prazo de cinco dias úteis, nos postos de atendimento, apenas para o requerente e mediante a autenticação digital. O tempo maior na entrega não foi problema para a funcionária pública Solange Fernandes, que aproveitou a oportunidade e renovou o documento. “O prazo é maior, porém compensa. Afinal passaremos a ter mais segurança e correremos menos risco de termos o nosso documento fraudado. Achei ótima esta iniciativa”, concluiu.

Novo sistema de identificação ajudará no combate ao crime organizado

A implantação do Siida atende uma recomendação do governo federal que pretende lançar uma documentação única para o cidadão que englobará os dados presentes no RG, CPF e Título de Eleitor. As informações estarão cruzadas com os dados de todas as polícias do país, deixando o cidadão mais preservado. A ação será uma forte aliada no combate ao crime organizado na Bahia, como explica o secretário de segurança pública, César Nunes.

“A tecnologia de ponta na elaboração das novas carteiras nos permitirá uma maior segurança. Além disso, permitirá ter um controle efetivo da população, já que as pessoas não serão mais identificadas pelo nome e sim por características únicas, que são as impressões digitais. Isso é positivo também por colaborar para a redução de fraudes e combater o crime organizado”, disse Nunes.

O novo sistema deverá estar disponível em todos os Sacs do estado até o final do ano. A partir de segunda-feira (9), a população já poderá ter acesso à nova documentação nos postos do Sac do bairro da Liberdade e de Lauro de Freitas. O valor da identidade permanece o mesmo do documento antigo, ou seja, R$ 21,60, e é necessário levar a certidão de nascimento ou a de casamento.

Por ser completamente digital, a fotografia vai ser capturada pelos atendentes, nos postos de identificação informatizados contemplados por estações de trabalho Siida-BA, isentando o cidadão de entregar as duas fotografias. Enquanto o Siida estiver em fase de implantação, haverá ainda emissão do modelo antigo das carteiras de identidade nos demais postos.