O 1º Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e Feira da Cadeia Apícola foi aberto nesta quarta-feira (4) no Bahia Othon Palace, em Ondina . O evento reuniu empresários, pesquisadores e criadores.

Segundo o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforme Agrária, Roberto Muniz, o governo tem promovido o desenvolvimento integrado e sustentável da cadeia produtiva em seus diferentes segmentos, com foco na modernização.

Para garantir a qualidade da produção, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) tem realizado constantemente cursos de capacitação voltados aos agricultores familiares e apicultores.

Na Bahia, já foram cadastrados pela Secretaria da Agricultura 10 mil apicultores e 38 estabelecimentos com inspeção. O trabalho diagnosticou uma produção anual de 2,2 mil toneladas e a geração de 600 empregos diretos nas indústrias.

“O congresso visa integrar os diversos projetos e programas estaduais de desenvolvimento da apicultura na região Nordeste do país. È um evento importante, porque os empresários do setor podem trocar experiências e desenvolver ainda mais a sua produção”, afirmou o governador Jaques Wagner.