Com a presença do governador Jaques Wagner, será aberta nesta sexta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, às 11h, no Palácio Arquiepiscopal (Praça da Sé), a exposição Para que Não Esqueçamos: o Triunfo sobre a Escravidão, doada à Fundação Pedro Calmon pela Unesco.

A cerimônia de abertura contará com a participação da banda Tambores da Raça, do compositor Adailton Poesia, autor de diversas canções para blocos afros, e da Banda Erê do Ilê Aiyê, formada por jovens percussionistas. O público assistirá também a uma apresentação do Grupo de Dança São Gonçalo, da comunidade remanescente de quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho.

Após a cerimônia, músicos e visitantes se integrarão às comemorações que acontecerão na Praça da Sé, no busto de Zumbi dos Palmares, como desfiles de entidades afros, a exemplo do Olodum e do Malê Debalê, além de cortejo de baianas.

Em seguida, a manifestação terá como destino a Praça Castro Alves, onde um palco armado recebe, a partir das 13h, militantes e artistas negros para uma grande celebração que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um show da cantora Margareth Menezes encerra as festividades.