Profissionais das polícias Civil, Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) receberam medalhas do Magistério Policial em solenidade presidida pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, na manhã desta quarta-feira (04), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia.

Instituída pelo governador Jaques Wagner, a Medalha do Magistério Policial tem como objetivo patentear o reconhecimento do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), aos profissionais que, ao longo do tempo, vêm desenvolvendo atividades pedagógicas e proporcionando uma melhor formação e capacitação dos policiais baianos.

Entre os homenageados estão o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, a delegada-geral adjunta, Emília Margarida Blanco, o delegado Cândido Augusto Vaccarezza, a escrivã de polícia Edna Brito Silva Santos e o investigador Álvaro Moraes de Castro, do Centro de Operações Especiais (COE).

Também foram homenageados com a medalha os peritos médicos legistas Raul Coelho Barreto Filho, diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Maria Theresa Medeiros Pacheco e Lídia Ramos de Araújo, que não pôde participar da solenidade.

Entre os agraciados constam ainda os peritos criminalísticos Luiz Eduardo Carvalho Dórea, Ivan Freitas Vidal e José Canna Brasil, bem como o tenente-coronel da Polícia Militar Hélio Alves Gondim, o major PM Genivaldo da Silva Neves, o capitão PM Juarez Giffoni de Almeida, o capitão PM Paulo César Luz Nunes e o subtenente PM Manoel Paixão dos Santos.

Parceria

Afirmando que a qualificação profissional é um elemento essencial para a segurança pública, o secretário da Justiça, Nelson Pellegrino, destacou a parceria entre a Secretaria de Justiça com os demais órgãos que integram o sistema de segurança do Estado. “A Bahia vive um novo tempo na Segurança Pública”, disse o secretário, parabenizando a SSP pela iniciativa da homenagem.

Nunes explicou lembrou que a iniciativa foi do seu antecessor, o delegado federal Paulo Bezerra, e disse que a comenda é em reconhecimento aos serviços prestados por esses profissionais na formação e qualificação de policiais que servem naquelas instituições.

Sobre os homenageados, Nunes afirmou ainda que a experiência na carreira policial é sempre transmitida e forma os novos homens e mulheres que vão à luta para proteger a sociedade. “A grandeza não consiste em receber honrarias, mas merecê-las”.