Em tempo recorde (40 dias), o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), autarquia da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), executou as obras de restauração na rodovia BA 491, que liga Santo Estevão ao lago da Barragem Pedra do Cavalo. A estrada também foi a primeira a ser contemplada com o novo programa de arborização e ganhou um terminal turístico, batizado como nome de Porto Castro Alves. Com um total de 13 quilômetros, as vias que dão acesso à barragem estão totalmente revitalizadas.

Segundo o secretário de Infraestrutura, João Leão, a obra é um grande sonho dos moradores da região. “A população de Santo Estevão sempre desejou ter um local de lazer na região e essa reivindicação nos foi apresentada pelo ex-prefeito Edvaldo Freitas. Assim que encaminhei o projeto ao governador, ele autorizou”. Construída pela 2ª Residência de Manutenção do Derba, o valor total do investimento realizado pelo Governo do Estado foi de R$1,05 milhão, que traz beneficio para os moradores de Santo Estevão, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Ipacaetá e também liga a região do Recôncavo ao nordeste da Bahia. As intervenções vão favorecer ainda aos turistas, que terão motivo para comemorar a construção de um heliponto, para pouso de helicópteros.

Para o diretor geral do Derba, Wilson Brito, o trabalho foi excelente. “Acreditei que não ia dar tempo executar uma obra como essa, pois, além da estrada, tivemos que fazer o cais, com a iluminação, urbanização e arborização, e o heliponto. Começamos a obra no dia 10 de outubro”. O secretário também comentou sobre o profissionalismo e dinamismo dos engenheiros do Derba na execução das atividades.