Ouriçangas, distante 138 km de Salvador, está localizado no Litoral Norte baiano e teve, neste domingo (15), um total de 17 km da estrada completamente recuperado. O trecho que liga a cidade a Irará também ganhou nova sinalização, facilitando o escoamento da produção agrícola e melhorando a vida dos mais de 500 motoristas que passam pela estrada todos os dias, como o pedreiro, José Jesus. “Ficou ótima. Está um tapete, agora está lisinha”, disse.

A BA-504 foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner durante visita ao município de Ouriçangas, onde anunciou a reforma do hospital municipal da cidade. Depois ele seguiu para Irará, Terra da Mandioca, onde autorizou a recuperação de mais 48 km da BA-084 e da BR-116 ligando a cidade a mais dois municípios: Santanópolis e Coração de Maria. As intervenções representam um investimento total de R$ 28,5 milhões. “Há muito tempo que o povo pedia por esta recuperação. E nós viemos hoje entregar esta estrada e autorizar a construção de mais trechos que possibilitarão um maior desenvolvimento econômico da cidade”, informou Wagner.

As obras fazem parte do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias da Bahia (PREMAR), que pretende recuperar dois mil quilômetros de estradas baianas até 2010, desenvolvendo de forma sustentável as regiões, como explica o secretário de infra-estrutura, João Leão. “Esta estrada era ruim para os agricultores conseguirem exportar seus produtos. Mas, agora, está ótima. Eles poderão aumentar a produção porque terão condições de mandar para outras regiões o que produzirem. Isso, claro, vai desenvolver a economia da cidade. E essa estrada é apenas uma parte dos dois mil quilômetros que vãos recuperar até ao próximo ano”, falou.

O agricultor, José Santos, está confiante e acredita que vai aumentar as vendas. “Com uma estrada boa o turismo aumenta e agente vende mais. Além disso, as pessoas que sabem que aqui é a terra da mandioca vão vir com mais freqüência comprar nossos produtos já que sabem que vão encontrar uma boa estrada pela frente” aposta.

Ainda em visita aos municípios de Irará e Ouriçangas, o governador Jaques Wagner entregou ainda um Centro Digital de Cidadania (CDC) com acesso gratuito a internet, um investimento total de R$ 100 mil. Wagner também autorizou a implantação e ampliação do sistema de abastecimento de água nas cidades, aumentando a oferta de água de qualidade para mais de 120 mil pessoas que moram na zona rural. Depois, o governador visitou a tradicional feira da mandioca de Irará, onde foram montados standes com mais de 30 produtos feitos a partir da raiz. Em sua quinta edição o evento tem como objetivo mostrar o potencial da região e fortalecer o desenvolvimento sustentável da localidade.

O prefeito de Irará, Derivaldo Pinto, agradeceu as benfeitorias e acredita que, com o pacote de obras entregues pelo governador o povo não só de Irará, mas moradores da região do Litoral Norte terão uma qualidade melhor de vida. “Água é saúde, é vida. Reforma de estrada é possibilitar escoamento de produção e com isso, movimento na economia local. Além disso, estar no mundo tecnológico, atualmente, é essencial. Portanto, as obras entregues aqui farão muita diferença na vida do povo de Irará e municípios vizinhos”, comemorou.