Monitor de turismo, garçom, ajudante de garçom, operador de caixa, supervisor de vendas, técnicas de venda e culinária baiana. Esses são os cursos oferecidos a 160 jovens moradores do Centro Histórico de Salvador, dentro do Programa Qualifica Bahia, lançado, este ano, pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e que tem carga horária de 160 e 200 horas.

Em janeiro de 2010 serão abertas mais 70 vagas aos jovens da área do centro antigo para cursos de habilitação para recepcionista e supervisor de venda. Com recursos do Fundo de Amparo e Combate à Pobreza (Funcep), na ordem de R$ 4,9 milhões, o Qualifica Bahia atenderá a 13 mil homens e mulheres em 213 municípios, tendo como prioridade, pessoas vulneráveis econômica e socialmente, particularmente aquelas com baixa escolaridade e populações sujeitas às diversas formas de discriminação social.

"O objetivo do programa é oferecer cursos necessários a uma melhor qualificação profissional do trabalhador em articulação com as demandas das cadeias produtivas da agricultura familiar e economia solidária, comércio e serviços, turismo, construção civil, empreendedor individual, construção naval, portuário e mineração, petróleo e gás", explica a superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade.

Ainda de acordo com a superintendente, “os cursos que estão sendo realizados no Pelourinho atendem a uma demanda dos segmentos de serviços e comércio, que, na alta estação, aumentam a procura por trabalhadores qualificados”. A perspectiva é que sejam criadas, nos próximos dois meses, mais cinco mil vagas temporárias nesses setores, a maioria concentrada na Região Metropolitana de Salvador.