A última etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, da Treinar Adventure, será realizada neste sábado (14), em Barra do Itariri, no litoral norte da Bahia. A corrida será descarbonizada pelo programa Floresta Bahia Global, que busca minimizar os efeitos das mudanças climáticas a partir da recuperação ambiental de áreas degradadas.

Por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a corrida vai descarbonizar os veículos que serão ultilizados no evento. A neutralização será por meio da doação de 35 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, que compensarão o gás carbônico lançado na atmosfera pelos carros durante a competição. As mudas serão plantadas no Parque de Pituaçu logo após a corrida.

A corrida terá como cenário manguezais, rios, praias desertas, trilhas e coqueirais em um percurso de 70 quilômetros, nas modalidades trekking, orientação (mapa e bússola), mountain bike, canoagem, travessia de rio e costeira (corrida na praia).

Segundo a coordenação da corrida, são esperadas 30 equipes na decisão do campeonato baiano, muitas delas com atletas iniciantes. “Um dos objetivos da Treinar Adventure é proporcionar a primeira experiência para atletas que nunca competiram em uma prova de corrida de aventura. Para isso, a organização convocou navegadores experientes para completar os quartetos com outros três aventureiros novatos”, disse André Muricy, organizador da corrida.

Nessa última etapa, a disputa será pelo vice-campeonato, porque o título está garantido por antecipação pela equipe Gantuá, que este ano faturou o pentacampeonato baiano de corrida de aventura. O duelo pelo segundo lugar será entre as equipes Makaíra, Insanos e Aventureiros do Agreste.