Com o tema 40 anos de Avaliação de Impactos Ambientais: histórico e inserção na Política Nacional de Meio Ambiente, o 2º Seminário em Estudos de Impactos Ambientais será realizado pelo Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (MDRMA/Prodema) e Departamentos de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na próxima segunda-feira (30), das 8 às 18h, no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade.

O evento tem como público-alvo estudantes, professores, técnicos e gestores públicos e comunidade regional. As inscrições podem ser feitas através dos sites www.uesc.br, www.semeia2009.tk e no local, das 7h30 às 9h.

Coordenado pelo professor José Adolfo de Almeida Neto e organizado pelos professores e estudantes de graduação em Agronomia e de pós-graduação do MDRMA, o seminário tem por objetivos debater aspectos institucionais e legais específicos do Licenciamento Ambiental no Brasil e na Bahia, a cooperação entre os níveis federal, estadual e municipal no Licenciamento Ambiental (LA) e sensibilizar gestores municipais da região de influência da Uesc sobre a importância do LA e da Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) como ferramentas de gestão ambiental municipal.

Também pretende promover a divulgação dos instrumentos AIA e LA entre os diferentes atores na região de influência da universidade, colaborar na qualificação de pessoal para atuar no LA nos municípios da região, especialmente junto aos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, fomentar a integração entre o ensino e a extensão universitários e gerar debate e formar opinião sobre os temas apresentados.

O professor José Adolfo lembra que “a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) surgiu nos Estados Unidos em 1969 e representou um despertar mundial para a necessidade de que a sociedade humana regulamentasse as ações e intervenções de empreendedores públicos e privados sobre o meio ambiente”.