LOCAL: município de Riachão do Jacuípe, no território de identidade da Bacia do Jacuípe, a 183 quilômetros de Salvador.
DATA: 21.11.09 (sábado)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: assinatura de ordens de serviço para recuperação de trecho da BA-120 e ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Pedras Altas. Na oportunidade o governador Jaques Wagner autoriza o início das obras de implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água na zona rural do município.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BA-120: o trecho a ser restaurado liga os municípios de Riachão do Jacuípe e Serra Preta e possui 42,2 quilômetros de extensão. Nele serão realizados os serviços de pavimentação em tratamento superficial simples e construção e recuperação de obras d’arte. O investimento de R$ 5,8 milhões irá beneficiar 1,5 milhão de pessoas e melhorar o tráfego diário de aproximadamente mil veículos, além do escoamento da agropecuária regional.

SISTEMA PEDRAS ALTAS: sua ampliação beneficiará 172.204 habitantes de 20 municípios e dezenas localidades. O investimento do Governo do Estado será de R$ 36,3 milhões. Entre os serviços que serão realizados estão à implantação de 45 quilômetros de linha de transmissão; 1.643 m de tubulação para adutora de água bruta; estações elevatórias e de tratamento, entre outros.

SISTEMA SIMPLIFICADO: atenderá a localidade de Onça e contará com aparelho dessalinizador. O investimento de R$ 80 mil beneficiará 150 pessoas.

RIACHÃO DO JACUÍPE: com extensão territorial de 1.119 quilômetros quadrados, sua população estimada é de 33.326 habitantes. A cidade foi emancipada em 1928 e atualmente a prefeitura é comandada por Lauro Carneiro. As principais atividades econômicas do município são a produção de mandioca e sisal e a criação de bovinos. Além disso, o município destaca-se por estar entre as 33 cidades baianas a receber o Selo Unicef 2008, um reconhecimento internacional que prestigia os municípios que alcançaram os melhores avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.