Com o crescimento expressivo, nos últimos anos, da atividade leiteira na Bahia e a participação efetiva dos agricultores familiares que representam uma importante parcela na produção estadual de leite, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), tem intensificado as ações na cadeia produtiva do leite. Desta sexta-feira (20) a domingo (22), a empresa participa da VI Feira do Leite, em Quicé, distrito de Senhor do Bonfim, no norte do estado, que será realizado no Parque de Exposições.

Segundo o diretor de Pecuária da EBDA, Osvaldo Sant’Anna, os produtores de Quicé são extremamente organizados em associações, o que facilita o poder de barganha durante as negociações, além de possuírem um tanque refrigerado, o que garante a qualidade do leite repassado para os laticínios.  “Quicé é um exemplo a ser seguido, por refletir números consideráveis como a produção, na época de seca, que atinge aproximadamente 8,5 mil litros/dia, e na época das águas, com 12 mil litros/dia. A EBDA vem sendo a peça fundamental nesta engrenagem, que visa o crescimento por meio de capacitação dos agricultores e técnicos que atuam diretamente com os produtores, realização de seminários e cursos, referentes à cadeia produtiva do leite”, explica Sant’Anna.

A gerência regional da empresa, em Senhor do Bonfim, disponibiliza, durante todo o ano, vagas para agricultores familiares nos seminários elaborados pela EBDA. Segundo o gerente Antônio José Vasconcelos, os encontros visam, entre outros objetivos, despertar a importância da organização da cadeia produtiva do leite, caracterizar a eficiência na produção e comercialização leiteira, transmitir os novos conhecimentos sobre a qualidade do leite, nos âmbitos nacional e internacional, e buscar soluções técnicas e econômicas viáveis para a pecuária leiteira do território.

Durante todos os dias, os participantes serão instruídos em assuntos como recomendações nutricionais na bovinocultura leiteira, ordenha higienizada – que favorece a qualidade do leite -, o uso da homeopatia veterinária, legislação sanitária, comercialização da produção e palestras com o veterinário da EBDA, Sinval Luz Souza, que trabalha com homeopatia na Estação Experimental de Aramarí.

Para Sinval Luz, a importância dos seminários está na conscientização dos pequenos produtores sobre como tornar mais forte a bacia leiteira, da região, e sobre como é possível uma maior produção de leite, de melhor qualidade, com menos custos. “Precisamos chamar a atenção dos agricultores sobre a importância de se produzir leite com qualidade, e em quantidade, ministrando conhecimentos técnicos econômicos que favoreçam a pecuária leiteira do território”.