Diversas ações empreendidas pelo Governo da Bahia foram destaques, nesta quinta-feira (19), no II Seminário de Intercâmbio de Experiências Exitosas para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento, que reúne, em Salvador, representantes de diversos países da América Latina e Caribe, termina nesta sexta (20).

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) surgiram de um compromisso firmado em uma conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e pactuado por 191 países.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, apresentou alguns resultados já alcançados na Bahia, mas destacando a necessidade dos governos e da sociedade civil empreender esforços para que as metas sejam alcançadas.

Pinheiro destacou a redução da extrema pobreza, que passou, de 30,7%, em 2001, para 15,1% em 2007. Citou também que a taxa de mortalidade infantil na Bahia caiu de 62,7%, em 1990, para 27,6%, em 2007. “Temos o desafio de, até 2010, ter 12 hospitais de alta complexidade distribuídos regionalmente. Investimos R$ 1,5 bilhão na política de saneamento e R$ 1 bilhão em abastecimento de água”.

Dentre as experiências de êxito que estão sendo apresentadas no seminário, duas são desenvolvidas na Bahia – o projeto Cluberê, voltado para educação inovadora em Novos Alagados, e o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia. Os dois serão apresentados nesta sexta, ao lado de experiências do México, Paraguai, Curitiba, Colômbia e Cuba.

O seminário está sendo organizado pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República Federativa do Brasil e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).