O sol deve aparecer na maior parte do tempo no Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, desta sexta-feira a domingo (13 a 15). Mas, apesar do céu ensolarado, o transporte de umidade vinda do Oceano Atlântico em direção ao continente pode ocasionar chuvas fracas e isoladas em algumas áreas da capital.

As temperaturas para esta região deverão variar entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C, segundo a previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

O céu deve ficar claro na região nordeste do estado. De acordo com o meteorologista Ricardo Rodrigues, a atuação de uma massa de ar quente e seco deve continuar inibindo a formação de nuvens de chuva. Já nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste, sul e centro-sul do São Francisco o céu estará parcialmente nublado a claro.

Nas regiões oeste, extremo norte do São Francisco e norte da Bahia, a previsão é tempo parcialmente nublado, com chuvas fracas e rápidas. Rodrigues explica que a possibilidade de chuvas nessas localidades acontece devido às áreas de instabilidades formadas pelas temperaturas em elevação. “Esse fator, somado à umidade vinda da Amazônia, deve ocasionar chuvas fracas na região oeste da Bahia”.

A previsão para os próximos dias é de que as temperaturas se mantenham estáveis nas regiões oeste, São Francisco, norte e nordeste, com mínimas oscilando de 20°C a 22°C e máximas, de 29°C a 33°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, as mínimas deverão oscilar de 18°C a 22°C e máximas em torno de 31°C.

Índices de Radiação Ultravioleta

Uma das características da primavera é a redução da nebulosidade e aumento da incidência de radiação solar, elevando também os Índices de Radiação Ultravioleta. Entre sexta e domingo, os IUV’s deverão variar entre 12 e 13. O meteorologista alerta que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices fazem parte da categoria “Extrema”, o que requer cuidados com a pele e os olhos, como por exemplo, a utilização de protetor solar, boné e óculos de sol.

Maré

A maré alta deve variar de 1,8 a 2,3 metros de altura, atingindo seus máximos por volta das 2h e das 14h. As alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 8h e 20h, com valores que variam entre 0,2 e 0,5 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca, com altura máxima de 1,5 metros.