A Bahia vai transferir a sua experiência na formulação da Agenda do Trabalho Decente para o governo de El Salvador e fazer a doação de 100 cisternas de emergência para o país, que sofreu a passagem do furacão Ida no último fim de semana, o qual deixou um saldo de mais de 120 mortos e 17 mil desabrigados. Durante a assinatura da Carta de Intenção, em El Salvador, Wagner se solidarizou com as vítimas da tragédia. O governador sobrevoou as principais áreas atingidas pelo fenômeno e solicitou, por telefone, ao presidente Lula, ajuda para a população.

Wagner reuniu-se nesta segunda (9) com o presidente Mauricio Funes e a primeira-dama, Vanda Pignato, quando ficou acertado que o Governo do Estado fará a doação das 100 cisternas destinadas a asilos, presídios, escolas e ao Isnas (Febem). Haverá entrega simbólica de dois kits com quatro cisternas em cada. Os demais equipamentos serão entregues via Itamaraty. Esta foi uma solicitação da Secretaria de Inclusão Social de El Salvador, a qual é presidida pela primeira-dama do país. Durante a tarde, Wagner participou de uma sessão plenária com o Conselho Superior do Trabalho e, no início de noite, de um ato cultural entre Bahia e El Salvador, organizado pela Secretaria de Inclusão Social.

Carta de intenção

O governador Jaques Wagner destacou a importância do trabalho decente. "A instalação da Agenda do Trabalho Decente é um instrumento fundamental para vencer a crise econômica mundial e promover uma nova forma de governança". Segundo a Carta de Intenção assinada entre as duas regiões, os trabalhos serão feitos com base nas ações de definição política, mobilização social e desenvolvimento de instrumentos de gestão, assim como na definição de temas específicos neste campo. A carta prevê a cooperação principalmente por meio de intercâmbio de informações relevantes, relatórios técnicos, publicações, regulamentos técnicos e informação tecnológica.

O documento também prevê visitas de especialistas para o intercâmbio de informações e experiências, discussão de programas, capacitação técnica e outras atividades relevantes, além de participação conjunta em pesquisas de assuntos de interesse da Bahia e de El Salvador. A visita, que prossegue hoje, quando Wagner parte para a República Dominicana, começou no domingo, às 20h30, com a chegada ao aeroporto Comalapa.