Após mais um dia de compromissos em El Salvador, o governador Jaques Wagner embarcou, nesta terça-feira (10), para a República Dominicana, também em missão institucional. Após um café da manhã com o chanceler da República de El Salvador, Wagner foi recebido pela Junta Diretiva da Assembléia Legislativa. Em seguida, a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, juntou-se ao governador para um almoço com a ministra do Trabalho de El Salvador, Victoria Marina Velásquez, o viceministro do Trabalho, Calixto Hernandéz, e o prefeito do município del Puerto de La Libertad, Carlos Farabundo Molina Quinteros.

Os compromissos na República Dominicana começam na quarta-feira (11), com um café da manhã com o ministro do Trabalho, Max Puig. Às 10h30, Wagner e Fátima Mendonça participam, com a primeira dama daquele país, Margarita Cedeño de Fernández, do Lançamento da Agenda para a eliminação do trabalho infantil. Às 11h30, o governador e Fátima Mendonça encontram-se com o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, no Palácio Nacional, para assinatura da Carta de Intenção para a Cooperação Técnica.

A quarta-feira se encerra com uma sessão no Conselho Econômico, Social e Institucional (Cesi), quando o governador Jaques Wagner vai participar da conferência A importância do Diálogo Social entorno a produção e o trabalho para o fortalecimento democrático. A visita à República Dominicana continua na quinta-feira (12), quando Wagner e a primeira dama embarcam de volta para Salvador.

Governo leva Agenda do Trabalho Decente para El Salvador e auxilia vítimas do Furacão Ida

Em El Salvador, Wagner assinou uma Carta de Intenção para a transferência da experiência baiana na formulação da Agenda do Trabalho Decente. O Governo do Estado também fez a doação de 100 cisternas de emergência para o país, que sofreu a passagem do Furacão Ida no último fim de semana, o qual deixou um saldo de mais de 120 mortos e 17 mil desabrigados. Wagner se solidarizou com as vítimas da tragédia e sobrevoou as principais áreas atingidas pelo fenômeno. O governador solicitou, por telefone, ao presidente Lula, ajuda para a população.

O governador Jaques Wagner destacou a importância do trabalho decente. “A instalação da Agenda do Trabalho Decente é um instrumento fundamental para vencer a crise econômica mundial e promover uma nova forma de governança”.