A Bahia ganhou, nesta segunda-feira (16), um escritório de representação do Itamaraty. A unidade funciona na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e será comandada pelo ministro Douglas de Vasconcelos. A representação diplomática vai facilitar o trabalho de promoção comercial do estado no exterior e servir de interlocutor entre o poder público, a sociedade civil e os empresários baianos com outros países.

Para o ministro Douglas de Vasconcelos, a importância da Bahia no cenário internacional e a densidade da agenda estrangeira no estado justificaram a iniciativa. “A Bahia tem muita força no setor petroquímico, com uma grande pauta exportadora, mas o que mais a distingue é a personalidade africana e caribenha. Isso representa um potencial imenso para a cooperação técnica com países dessas regiões, principalmente em áreas culturais e de infraestrutura”.

A atração de um escritório do Itamaraty para a Bahia faz parte da política de relação internacional do Governo do Estado. “Hoje as ações no exterior não se resumem apenas aos entes nacionais, mas também envolve os entes subnacionais”, disse o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, enquanto explicava que a instalação do escritório vai servir para acompanhar e apoiar a crescente relação da Bahia com outros países.

Agenda Internacional 

O embaixador Paulo César Vasconcelos, que veio a Salvador participar da inauguração do escritório, lembrou que a Bahia é um dos estados com agenda internacional mais densa. “Era imprescindível ter um representante para acompanhar pessoalmente todas essas iniciativas, dar apoio e servir de ligação entre o governador e o MRE”.

Uma das ações prevista para a representação do Itamaraty no estado é o auxílio em eventos internacionais. Ano que vem, por exemplo, será realizado, em Salvador, o Congresso Mundial de Segurança Pública da Organização das Nações Unidas (ONU), principal evento sobre segurança pública do mundo. “Essa representação terá um papel importante nesse congresso e em muitas outras iniciativas, e, certamente, vai ser o elo da Bahia com o mundo”, afirmou o secretário da Justiça, Nelson Pellegrino.