A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, da coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero/Diretoria da Gestão do Cuidado, elaborou um plano de implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente, estabelecendo como meta a realização do processo em 100% dos municípios até 2010.

Na esfera federal, o Ministério da Saúde lançou, este ano, a Caderneta de Saúde do Adolescente, que representa uma grande conquista na Política Pública de Saúde, em função de constituir um instrumento efetivo para acompanhamento dessa população em todas as questões relacionadas ao crescimento e desenvolvimento.

Na Bahia, o município de Boa Vista do Tupim será o primeiro contemplado com a capacitação específica para a implantação da caderneta. O treinamento será realizado nos próximos dias 18 e 19, com a parceria do Centro Estadual de Atenção ao Adolescente Isabel Souto (Cradis).

A capacitação terá como público alvo gestores da área de saúde, educação e assistência social, além de profissionais que compõem as equipes da Estratégia de Saúde da Família, representantes das diretorias Regionais de Saúde (Dires) e de Educação (Direcs), diretores de escolas selecionadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), representantes do corpo docente e discente de escolas selecionadas, representantes da ação social, representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e Grupo Gestor Municipal (GGM) do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).

Para o Ministério da Saúde, a caderneta representa a continuidade da integralidade da ação à saúde, iniciada na infância, sendo também um instrumento de cidadania, na medida em que a população adolescente se responsabiliza pela mesma e poderá passar a acessar mais facilmente os serviços de atenção primária, garantindo assim o seu direito à saúde.