A Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Hepatites Virais, juntamente com o Grupo Vontade de Viver, de apoio aos portadores de hepatites virais, marcará presença na 4ª Convenção de Tatuagem, que será realizada nestes sábado (21) e domingo (22), na casa Espetáculo, antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Durante o evento, que reunirá tatuadores de todo o país, a Sesab ocupará um estande para divulgar informações sobre hepatites virais, além de distribuir material educativo e preservativos.

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado. A doença pode ser viral – causada por vírus –, autoimune ou ainda ser causada por reação ao álcool, drogas ou medicamentos. As virais, que são contagiosas, são as mais comuns e, destas, a mais grave é a hepatite C, que tem ação lenta e silenciosa – na maioria dos casos, não apresenta sintomas –, e pode se tornar crônica e evoluir para cirrose e câncer de fígado.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 3% da população mundial, ou seja, cerca 200 milhões de pessoas, estão infectadas com o vírus da hepatite C, que é transmitido por transfusão sanguínea ou via parenteral. Entre as pessoas de risco acrescido para hepatite estão aquelas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, usuários de drogas injetáveis e pessoas que fazem tatuagens ou usam piercings.