Com o tema Diabetes – educação e prevenção, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes/Regional Bahia, antecipa as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Diabetes, 14 de novembro, e realiza, nesta sexta-feira (13), de 9 às 16h30, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), encontros com portadores de diabetes e com profissionais de saúde das 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires).

Segundo a endocrinologista Reine Chaves, diretora do Cedeba, o objetivo dos eventos é alertar pacientes, profissionais de saúde e a população em geral para o impacto do diabetes na saúde e difundir, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento da doença e suas complicações. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, em 1988, mostrou que uma média de 7,2% da população maior de 30 anos, no Brasil, tinha diabetes.

A programação será aberta às 9h, com o Encontro com Portadores de Diabetes, reunindo adultos e adolescentes portadores de diabetes atendidos em instituições públicas e Associações de Diabetes de Salvador e alguns municípios da região metropolitana, acompanhados de familiares. Haverá apresentação de peça teatral, discussões sobre diabetes e fatores de risco, distribuição de material educativo e brindes.

Pela tarde, as atividades serão voltadas para os profissionais de saúde das Dires, com o objetivo de ampliar e melhorar os conhecimentos, de modo que as recomendações referentes à prevenção e aos cuidados sejam efetivamente colocadas em prática nos serviços de saúde.

Alerta mundial

O Dia Mundial do Diabetes é lembrado em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a data é assinalada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, com a parceria das secretarias estaduais da Saúde, visando massificar informações sobre a doença e a importância de serem adotadas as medidas de prevenção. Esse ano, as atividades devem ser em torno dos temas educação e prevenção, com ênfase para os riscos do diabetes e os sinais de alerta, como reagir ao diabetes e a quem recorrer e como cuidar do diabetes e controlar a doença.