Criação de um Grupo de Trabalho formado por técnicos de todas as secretarias e órgãos do Governo da Bahia para ampliar o combate ao mosquito da dengue no estado: este foi o resultado da reunião realizada, nesta segunda-feira (9), entre os secretários e dirigentes de órgãos estaduais, na Secretaria do Planejamento (Seplan), quando também ficou definida uma série de ações complementares para frear os casos da doença.

De acordo com a chefe da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, é necessário uma mudança de atitude de comportamento coletivo que envolva o governo e a sociedade, em atitudes práticas, concretas e estratégicas.

O secretário da Saúde, Jorge Solla, explicou que o GT será composto por representantes indicados pelos secretários de cada pasta e que ficarão aproximadamente 90 dias disponíveis para as atividades de mobilização.
“O representante que for indicado por cada secretaria ficará trabalhando exclusivamente com as atividades do grupo. Teremos uma nova reunião, no dia 19 deste mês, onde serão validadas as propostas de trabalho para cada secretaria ou órgão”, informou Solla.

Dentre as ações propostas para o Grupo de Trabalho estão atividades de controle vetorial, de saneamento ambiental, apoio à coleta de destino adequado a resíduos sólidos, mobilização comunitária e apoio a planos diretores municipais.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, explicou que o combate à dengue não pode ser uma tarefa exclusiva da Secretaria da Saúde. “Precisamos despertar nas pessoas a consciência do combate à dengue. Não adianta o agente de saúde destruir possíveis focos do mosquito num determinado local e, no dia seguinte, sua ação não ter continuidade. Por isso é importante a atuação dos educadores neste processo”.

O chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, apresentou uma metodologia de mobilização social, com foco nos mais diversos segmentos sociais, justificando que “não tem sentido mobilizar o estado sem criar uma rede que envolva a sociedade”.

A reunião também contou com a participação dos secretários estaduais de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmond Lucas, do Meio Ambiente, Juliano Matos, e da Infraestrutura, João Leão, além de dirigentes de órgãos, representantes de outras secretarias e parlamentares.