Morador do bairro Mussambê, em Juazeiro, José Roberto Rocha Júnior, 30 anos, aguardava há um mês por uma cirurgia de hérnia. Na manhã desta sexta-feira (6), Rocha Júnior foi um dos 30 pacientes atendidos no mutirão de cirurgias ambulatoriais do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), e finalmente foi submetido ao procedimento cirúrgico.

Francisco da Costa, 55 anos, mora em Sobradinho e esperava há um ano pela cirurgia de hérnia. "Felizmente aconteceu o mutirão. Fiz os exames e finalmente serei operado", disse. O mutirão de cirurgias do HRJ, nesta primeira etapa, foi iniciado nesta sexta-feira (6) e prossegue até sábado (7), com a perspectiva de atender pessoas com problemas de vesícula, hérnia, lipomas, sinais e queloides.

No primeiro dia de atividades, foram realizadas 30 cirurgias. Para sábado, estão previstas mais 70, totalizando 100 procedimentos. Uma equipe multiprofissional, formada por seis médicos cirurgiões, três anestesistas, 59 profissionais de enfermagem, além das equipes de apoio – laboratório, farmácia, nutrição, entre outros -, somando 150 profissionais, foi devidamente preparada para atender os usuários selecionados para estes procedimentos.

Exames 

Somente para a primeira etapa do mutirão, cerca de 500 exames laboratoriais foram realizados, além de 211 consultas com cirurgião geral, aproximadamente 100 exames cardiológicos e outros 100 eletrocardiogramas, todos de usuários pré-selecionados e aptos para participar do mutirão.

A triagem que selecionou os primeiros participantes do mutirão teve início no dia 19 de outubro, no ambulatório da unidade hospitalar. Em uma semana, o número total de cirurgias eletivas previstas já havia sido alcançado.

Inscrições para segunda etapa de cirurgias começam segunda-feira

Para a segunda etapa do mutirão, prevista para os próximos dias 13 e 14, com mais 100 cirurgias, as inscrições serão abertas a partir de segunda-feira (9). De acordo com o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques, novas ações como esta devem acontecer. "Até o final do ano, outro mutirão vai ser realizado para atender outras especialidades, como urologia," informou o diretor.

O coordenador do mutirão, Breno Cavalcanti, lembra que as cirurgias mais complexas continuam sendo realizadas regularmente no HRJ, assim como as eletivas agendadas. Diariamente são realizadas cerca de seis cirurgias na unidade hospitalar.

O Hospital Regional de Juazeiro, inaugurado no último mês de julho, integra a rede estadual de saúde, e é gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A unidade possui 134 leitos com atendimento cirúrgico, clínico, pediátrico e de queimados.