A 1ª Oficina de Formação de Facilitadores da Microrregional, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza em Jacobina, desta quarta a sexta-feira (11 a 13), vai reunir 140 profissionais. O evento é uma iniciativa da Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde e da 16ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), por meio da 16ª Diretoria Regional de Educação (Direc).

A oficina dá continuidade às ações do MobilizaSUS, que tem como um dos objetivos formar uma rede de articuladores e facilitadores (representantes da gestão e dos trabalhadores da saúde, movimentos sociais, professores do ensino médio e jovens estudantes) de Educação Permanente, voltada para o Fortalecimento do Controle Social e da Gestão Democrática e Participativa do SUS – Bahia.

A rede terá como principais linhas de ação a realização de processos educativos nos conselhos municipais de saúde e a promoção do protagonismo juvenil em defesa do SUS nas escolas para serem implementadas de imediato nos oito municípios da microrregional.

A médio e longo prazos, a Sesab prevê a expansão da rede entre membros dos movimentos sociais, associações de bairros, comunidades de povos tradicionais, povos indígenas e outros setores da sociedade. A oficina será realizada no Hotel Fiesta (abertura) e Apae Jacobina.

Ao final do evento, os facilitadores construirão um plano de ação, contemplando as principais linhas de ação para nortear as ações em seus municípios. O acompanhamento será realizado pelos técnicos das diretorias regionais de saúde, articuladores que já participaram do processo de educação permanente na 1ª etapa do MobilizaSUS.